(35) 3721-9373 Segunda - Sexta: 08:30 - 18:00

Escolher onde morar nem sempre é uma tarefa muito fácil, pois envolve muitas coisas além do valor do imóvel. O bairro onde você vive impacta diretamente em saúde e qualidade de vida, pois um local barulhento e sem segurança pode comprometer seu bem-estar e de sua família. Por isso, na hora de escolher um imóvel para compra ou aluguel, você precisa analisar alguns critérios.

E para ajudar você a não errar, separamos 8 dicas para ajudar você tomar uma decisão certa na hora de escolher onde morar com sua família. Confira!

1. Analise seu perfil

Antes de escolher um bairro para morar, você deve analisar seu próprio perfil. Parece uma coisa boba, mas autoconhecimento é uma realidade que nem todos possuem. Então, você precisa ser honesto consigo mesmo e pensar no que você procura.

Uma pessoa solteira e sem filhos não tem as mesmas necessidades de uma pessoa casada, madura e com filhos adolescentes ou já adultos. Algumas pessoas também preferem lugares mais calmos, outras, locais mais agitados. E o que você prefere?

2. Leve em conta o deslocamento necessário para chegar ao trabalho

Você já pensou em morar perto do trabalho? Esse fator deve ser levado em conta, pois ter que pegar um trânsito caótico todos os dias e levar duas horas para chegar na empresa onde trabalha pode ser muito prejudicial à sua qualidade de vida.

Então, antes de escolher sua nova casa ou apartamento, pense na questão do deslocamento. Escolha um imóvel perto de do trabalho, pois assim você não precisa de usar o carro. Além de beneficiar sua saúde, essa escolha ainda traz economia para seu bolso.

3. Verifique a disponibilidade de transporte público na região

Mesmo que você tenha seu próprio carro, você precisa verificar se a região tem transporte público. Isso porque outras pessoas podem depender destes serviços, como pessoas que irão trabalhar em sua casa, além de parentes e amigos que frequentemente visitarão você e sua família.

4. Avalie a segurança do bairro e da edificação

Segurança é algo essencial, pois como dormir tranquilo se você não se sente seguro no lugar onde mora? Então, verifique os índices de criminalidade no bairro e observe se a há uma boa iluminação nas ruas, praças e parques.

Observe também se há câmeras de segurança e postos policiais no bairro. Terrenos baldios e construções inacabadas também são ótimos locais para o refúgio de criminosos e você deve evitar morar onde tem estes pontos de risco.

5. Analise a infraestrutura do local

Mesmo que você queira morar em um local tranquilo, você precisa de certas comodidades. Então, é sempre bom escolher um bairro com uma boa quantidade de pontos comerciais como: supermercados, padarias, farmácias, agências bancárias, etc.

Imagine ter que se deslocar de carro sempre que precisar comprar algo para sua casa ou simplesmente sacar algum dinheiro. Seria bem desgastante.

6. Procure conhecer a vizinhança

Antes de escolher onde morar, você deve fazer visitas no bairro em horários diferentes. Isso é importante para você verificar se o perfil do bairro está de acordo com suas necessidades e desejos. Um local muito tranquilo durante o dia pode ser bastante movimentado durante a noite.

O contrário também pode ocorrer: um bairro muito agitado durante o dia pode ser muito deserto durante a noite, o que pode ser um fator que gera insegurança ao chegar em casa depois do trabalho.

7. Verifique se o bairro é mais novo ou mais antigo

Bairros mais antigos e tradicionais tendem a ser mais valorizados e também costumam ser mais seguros e ter mais opções de comércio. Já locais mais novos têm um preço melhor tanto para compra quanto para o aluguel, mas por podem pecar na infraestrutura. Sendo assim, comodidades como comércio, academias, farmácias e outros estabelecimentos podem não ser tão próximos à sua casa.

8. Converse com os moradores mais antigos

Antes de você tomar a decisão de comprar ou alugar um imóvel, você pode conversar com seus futuros vizinhos ou antigos moradores. Isso porque eles podem fornecer informações precisas sobre o local como: fatores de segurança, agradabilidade do bairro, entre outras coisas.

Fazer pesquisas sobre o bairro na internet sobre o local também ajuda você a ter uma ideia sobre como é o bairro.

Mesmo que você não consiga seguir todas estas dicas antes de escolher onde morar, deve levar algumas em consideração, pois elas podem privar você de muitas “dores de cabeça”.

Gostou do artigo de hoje e quer ficar por dentro de outros assuntos interessantes? Acompanhe semanalmente os artigos da Nexo e acompanhe novidades do setor.

ebook-evd

 

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu