(35) 3721-9373 Segunda - Sexta: 08:30 - 18:00

A compra do segundo imóvel demanda pesquisa e tempo. Por isso, nesse post vamos falar a definir alguns critérios para te ajudar na escolha. Confira:

Organização e planejamento

A aquisição de um segundo imóvel deve ser feita com responsabilidade. Organização e planejamento são essenciais para que não ocorram grandes sustos ou desvios de meta no futuro. Mesmo gastos inesperados devem fazer parte desse planejamento.

Analise as oportunidades de mercado

Esteja sempre por dentro das notícias de economia e as oportunidades que o mercado pode trazer. Um momento de crise, por exemplo, pode ser uma ótima oportunidade para negociar descontos, adquirir imóveis e fazer ofertas à vista. Há epocas em que os valores no mercado imobiliário ficam estagnados ou até em baixa. Ao fazer esse tipo de negócio, seja paciente na hora da venda e espere o novo ciclo de altas e valorização, que certamente virá.

Escolha o imóvel mais apropriado

Tenha os pés no chão. Escolha casas, apartamentos ou empreendimentos comerciais que estejam de acordo com a sua renda e as suas possibilidades. Não analise apenas o valor das parcelas, mas também o Custo Efetivo Total, que pode fazer a sua dívida com o banco ou com a construtora ser maior do que aquela que você esperava.

Escolha o imóvel de acordo com perfil de locatário que deseja atender

Para quem está planejando a compra de um imóvel para locação, é essencial entender o perfil e o público-alvo que se deseja alcançar. Afinal, você não quer que o seu apartamento fique muito tempo sem locatário. Analise o perfil dos imóveis de cada área e o perfil dos moradores ou potencial moradores. Um apartamento alto padrão pode não atender às expectativas num bairro classe média com jovens universitários, por exemplo.

Recorra a um profissional de mercado

Corretores, engenheiros e arquitetos podem auxiliar na melhor forma, melhor área e indicar bons investimentos na área de imóveis. Confie nos profissionais!

Explore o mercado

Não tenha pressa. Conheça o mercado, conheça o local que você está pensando em investir. Já que este será o seu segundo imóvel, você não precisa ter pressa.

Que aspectos são importantes no segundo imóvel?

O segundo imóvel pode ter critérios de escolha diferentes do primeiro imóvel, já que eles podem servir a finalidades diferentes. Veja alguns pontos que devem ser levados em consideração:

Qualidade de vida

Se você está em busca de um segundo imóvel para usufruir com a família, a qualidade de vida deve ser levada em conta.

  • Você gostaria de morar mais perto do local de trabalho para evitar o trânsito e passar mais tempo com a família?
  • Precisa de um imóvel maior para receber com conforto as pessoas queridas?
  • Ou ainda: precisa de uma residência menor, para a casa de uma família que não conta mais com crianças  ou filhos e quer diminuir os custos mensais e de manutenção de uma residência?
  • Você procura por uma área de lazer, com piscina, playground para crianças, área gourmet, academia, sauna, quadras poliesportivas?
  • Que tal pensar em condomínios que tenham como prioridade investir em sustentabilidade? Uma construção sustentável é aliada do meio ambiente mas também do bolso das construtoras e dos compradores.
  • Você exerce atividade home office que necessita de um cômodo a mais na casa?
  • Se você gostaria de morar perto do seu escritório ou comércio, já pensou em uma comunidade planejada, que abriga imóveis residenciais e comerciais num ambiente planejado que também foca em sustentabilidade e responsabilidade com o meio ambiente?

Poços de Caldas, em Minas Gerais, conta com um empreendimento da Nexo chamado Efficient Ville Downtown Business & Living, que contempla torres residenciais, torres comerciais, áreas de convivência e serviços “pay-per-use”, que você só paga pelo que usar. Pode ser o tipo de qualidade de vida que você está procurando por um valor mais acessível do que aquele que você pagaria se contratasse sem a intermediação do condomínio.  

Faça uma tabela com essas e outras questões importantes para você. Marque um “X” nos quesitos que considerar importante. Sabendo exatamente o que você procura, a sua decisão do próximo imóvel para morar será mais fácil.

Renda Extra

Se a aquisição do segundo imóvel é motivada por investimentos e renda extra, você pode focar em outros requisitos, como:

  • A área está sendo ou será valorizada futuramente, com obras de revitalização e infraestrutura, como linhas de ônibus, estação de metrô, parques, shoppings e áreas de lazer? O Plano Diretor do bairro ou da cidade podem dar bons direcionamentos sobre o que foi planejado para a área;
  • Valeria a pena investir em um imóvel em área tradicional, porém que exige uma boa reforma? Imóveis que estão a muito tempo no mercado mas não conseguem compradores por precisarem de ajustes e reformas podem ser bons investimentos, se o comprador conseguir negociar um valor mais baixo pelo imóvel e depois lucrar com a venda após a reforma;
  • O tipo do imóvel e o valor do aluguel atendem ao público-alvo daquela área? Não se esqueça que o seu imóvel deve atender ao público certo ou a vacância pode trazer grandes prejuízos;
  • Você está atento para novas oportunidades e se informando sobre o mercado? Um bom investidor deve saber farejar possibilidades de compra e venda e entender das altas e baixas do mercado e da economia brasileira;
  • Empreendimentos de uso misto, como o Efficient Ville Downtown Business & Livingabrem um leque maior de oportunidades, o que pode trazer mais ganhos no futuro, além de valorização de mercado;
  • Você tem paciência para esperar a valorização do imóvel? O mercado imobiliário é cíclico, por isso, conta com momentos de altas e baixas. 

Agora que você sabe como escolher o novo lar, confira o que você precisa saber sobre a compra do segundo imóvel.

Deixe uma resposta

Fechar Menu