(35) 3721-9373 Segunda - Sexta: 08:30 - 18:00

Se você pensa em dar uma cara nova para o seu lar mas tem pesadelos só de imaginar galões de tinta, pincéis e lixas por toda a casa, o papel de parede pode ser a sua solução. Com estampas modernas e cores para todos gostos, o papel de parede veio para ficar. Quer saber como utilizar? A gente explica!

Papel de parede: flexibilidade e versatilidade

Os papéis de parede são opções práticas e de baixo custo que podem mudar todo o visual de uma residência. Entre lisos, estampados, coloridos, delicados ou com grandes estampas, é possível achar o que se encaixa no seu gosto. Mas, antes disso, é preciso avaliar a superfície em que o papel de parede será colocado, para que a durabilidade seja maior. Veja alguns tipos:

Tradicional

É feito de celulose e é o material com a menor vida útil, pois pode rasgar. Deve ser limpo apenas com um pano seco e ser instalado em superfícies lisas. Recomendado para ambientes secos. 

Vinílico

É um material impermeável e de grande durabilidade. Pode ser usado para corrigir pequenas imperfeições nas paredes. Indicado para locais úmidos, como banheiros e cozinhas. 

Veludo

Sim, é possível ter veludo nas suas paredes! Este material precisa ter um cuidado específico, como ser instalado em locais com pouca circulação de pessoas e longe da luz do sol. A limpeza deve ser feita com aspirador de pó.

TNT

O Tecido-Não-Tecido é feito com fibras de celulose e poliéster. Quem opta pelo papel de parede de TNT deve utilizá-lo em locais com pouca umidade.

Adesivo

Este tipo de papel traz uma facilidade: é autoadesivo, o que pode ser uma grande ajuda na hora da instalação. Pode ser utilizado em todos os tipos de ambiente.

Dicas para escolher o melhor papel de parede para cada cômodo da casa

O papel de parede vai fazer parte da decoração do seu apartamento e deve harmonizar com o tamanho do ambiente e também com os móveis.

Sala

É o primeiro local que mostra a personalidade e o estilo do morador. Que tal inovar? Misture estampas com listras ou outras texturas, como metal, ou tijolos. Combine com os móveis do cômodo.

Quartos

Normalmente, são ambientes que pedem cores mais tranquilas. Você pode escolher uma estampa marcante apenas para a cabeceira da cama, por exemplo. O quarto das crianças fica divertido e aconchegante com estampas infantis.

Banheiro

Papéis de parede que imitam outras texturas ou pedras fazem sucesso nesse ambiente.

Cozinha

Os azulejos antigos estão na moda. Para não precisar fazer uma grande reforma, aplique um papel de parede que imite esses azulejos em uma das paredes!

Prepare o terreno

  • Certifique-se que as paredes não precisam de reparos, como infiltrações. Caso seja necessário, contrate um profissional para realizar esses procedimentos;
  • Meça as paredes para não gastar mais dinheiro do que o necessário e também para que não falte material;
  • Compre espátulas ou réguas (para instalação), cola específica para o tipo de papel escolhido, pincéis e rolos para a cola e estilete para fazer os cortes.

Mãos à obra

  • Corte as tiras de papel do tamanho certo das paredes;
  • Limpe as superfícies para aplicação;
  • Passe a cola no verso, seguindo as instruções do produto;
  • Comece de cima para baixo, deixando um espaço de 5 cm entre o teto e o início da aplicação;
  • Passe a espátula ou a régua para uniformizar e fixar o papel na parede;
  • Em caso de estampas, preste atenção no início e no fim dos desenhos, para que a próxima tira de papel encaixe perfeitamente na anterior.

Já que você está passeando pelo nosso blog atrás de dicas papel de parede e de decoração, a gente tem mais uma para mostrar. Que tal ter uma cozinha ilha no seu apartamento? Veja o nosso post e saiba tudo sobre esse cômodo dos sonhos!

Efficiente Ville Downtown

Deixe uma resposta

Fechar Menu