(35) 3721-9373 Segunda - Sexta: 08:30 - 18:00

Comprar um apartamento novo pode não ser uma tarefa tão fácil quanto você imagina, principalmente se você está cogitando a ideia de adquirir um imóvel em outra cidade. A aquisição de um apartamento é uma decisão muito séria, pois exige um investimento alto. É preciso pesquisar muito e avaliar diversos fatores para que você não se arrependa da compra mais tarde.

Além disso, caso você compre um imóvel financiado, essa aquisição vai comprometer uma parte do orçamento familiar por alguns anos. E, para ajudar você nessa tarefa, preparamos 7 dicas para você não errar na escolha de seu novo apartamento. Confira!

1. Analise suas necessidades

Antes de adquirir um novo imóvel, você precisa avaliar suas necessidades e de toda a sua família. Você tem filhos? Então você precisa pensar na quantidade de quartos, além de dar preferência para condomínios com área de lazer, pois crianças e adolescentes podem sentir falta de um espaço para maior interação.

Você trabalha em casa ou tem um emprego mais tradicional? Caso você exerça uma atividade em home office, precisa de espaço, então um cômodo extra é bem-vindo. Pets  tmabém precisam de um local específico, então se você tem animais ou prentede tê-los, deve comprar um apartamento que proporcione conforto para seu bichinho de estimação também.

2. Planeje a entrada do imóvel

A entrada é um ponto muito importante na hora de comprar um imóvel. Quanto mais alto for o valor disponível, melhor para você, pois isso diminui o tempo de financiamento e o valor das parcelas. O ideal é já decidir o valor máximo a ser investido no apartamento novo e começar a juntar dinheiro até conseguir um valor considerável para dar com entrada.

Você deve dar pelo menos 35% do valor do imóvel como entrada, mas se você dispor de um valor maior, melhor ainda.

3. Fique atento ao valor das parcelas

Quando você compra um imóvel por meio de financiamento bancário, o máximo que pode comprometer mensalmente é 30% de sua renda bruta. Mas, dependendo de seu custo de vida, esse valor ainda pode ser alto. Então, antes de fechar contrato com o banco para financiar seu novo apartamento, faça as contas e veja se as prestações vão caber em seu bolso.

Se os valores forem altos para seu padrão de vida, corte alguns gastos desnecessários, para que você consiga pagar as parcelas sem problemas. Lembre-se que o financiamento com o banco pode ser de até 35 anos e para não atrasar as prestações, é preciso ter muita organização financeira.

4. Use seu FGTS para quitar parte do financiamento

Usar o saldo do FGTS também é uma ótima opção na hora de comprar um apartamento novo. Ele pode ser usado no ato da compra, para dar entrada, o que é um ótimo negócio, principalmente se você tem um bom saldo na conta.

Outra opção para usar o Fundo de Garantia é no abatimento de parcelas. Nesse caso, a pessoa pode usar o valor acumulado na conta para quitar as prestações do financiamento. Assim, diminui o tempo de pagamento e consequentemente, os juros do empréstimo.

5. Avalie a infraestrutura do prédio antes de fechar a compra

A infraestrutura do prédio também deve ser avaliada antes da compra. Por mais que o corretor seja uma pessoa de sua confiança, é melhor você não disperdiçar a chance de fazer uma vistoria no imóvel pessoalmente.

Aproveite a visita e observe todos os detalhes do empreendimento: qualidade no acabamento do apartamento, espaço da área de lazer, se tem portaria 24 horas, se o local está sempre limpo, os elevadores sempre funcionando. Esses pontos são importantes para que você tenha certeza de estar se mudando para um local seguro e confortável.

6. Preste atenção nas regras de condomínio

Cada condomínio possui uma regra e antes de comprar um apartamento, você deve ficar atento à essas normas. Além de observar os valores, para não ter sustos quando se mudar é importante procurar informações sobre limitação de visitas, possíveis reformas, mudanças e possiblidade de ter animais de estimação.

Observar essas regras é importante para evitar aborrecimentos, pois depois que você se mudar terá que se adaptar a elas, gostando ou não.

7. Avalie a localização do imóvel

A localização é um dos pontos mais importantes a serem observados na hora de comprar um apartamento novo. Se você procura segurança e qualidade de vida, deve optar por locais com boa iluminação e boa infraestrutura. Além disso, morar em bairros próximos ao centro da cidade oferece mais conforto e praticidade, pois você tem tudo perto de casa.

A proximidade de casa com o local de trabalho também é importante, mas caso não seja possível, escolha um local que ofereça vias de acesso em boas condições.

Agora que você já sabe como escolher um apartamento novo para comprar, está na hora de aprender como escolher o local certo para morar com sua família. Confira nossas dicas!

ebook-evd

Deixe uma resposta

Fechar Menu